quinta-feira, 7 de julho de 2011

Xadrez - Krikor é o primeiro a repetir vitória no SP Master Series


Foi realizada na noite de 29 de junho a 4ª Etapa do São Paulo Master Series. A prova aconteceu na nova sala de xadrez do Alphaville Tênis Clube.


A etapa, que encerrou as atividades do primeiro semestre de 2011, foi disputada excepcionalmente numa quarta-feira.


Isto prejudicou a participação de alguns mestres que já tinham viagem marcada para o Aberto do Brasil de Maringá, com início no dia seguinte.


Ainda assim, o público pode acompanhar muitas partidas interessantes. Para os jovens enxadristas presentes foi mais uma oportunidade de ver jogadores mais experientes em ação.


Em especial, seu preparo, cálculo e administração da tensão com pouco tempo no relógio.


Os estreantes desta etapa foram Ivan Mesquita Gonçalves, o MF Álvaro Aranha Filho e Luiz Antônio “Ceará” Araújo Filho.


Gonçalves merece destaque por seu resultado, ao disputar o 5º lugar com o MI Jefferson Pelikian.


Gonçalves e o atleta do Clube Pinheiros Ricardo Schütt foram os primeiros jogadores saídos do Qualifier a atingir as quartas de final duma etapa Master.


Os Grandes Mestres Krikor Sevag Mekhitarian, Giovanni Vescovi e Felipe El Debs confirmaram o favoritismo e ocuparam as três primeiras colocações.


A decisão do título ficou entre Vescovi (vencedor da etapa anterior) e Mekhitarian, no Armagedom. No leilão do tempo Vescovi ofereceu 4’54’’ e Krikor foi inflexível: 5’00. Com isso, Mekhitarian obteve as brancas e mais tempo, mas ficou com a obrigação de vencer. E ele venceu! Com essa conquista, Mekhitarian dispara na liderança do circuito, sendo o único jogador a alcançar o pódio em todas as etapas e o primeiro a vencer duas etapas.
Na disputa do terceiro lugar El Debs marcou 2x0 contra Luiz Guilherme Abdalla. Pelikian, que perdera para El Debs nas quartas-de-finais, derrotou Gonçalves por 1,5 a 0,5, ficando com a 5ª colocação. Na disputa do sétimo lugar Schütt superou Jefferson Oliveira em ambas as partidas.


As decisões de 9º e 11º lugares foram para o Armagedom, com vitórias de Aranha sobre Renato Quintiliano Pinto, e do CM Armen Proudian sobre Ceará.


As disputas do São Paulo Master Series seguem no segundo semestre, com a próxima etapa Master marcada para o dia 30 de agosto, ocasião em que o evento será aberto ao público e contará com convidados ilustres entre os espectadores. Aguardem maiores detalhes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário